Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sinais, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
A infecção gonocócica é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis mais frequentes em nível mundial, afetando inúmeras pessoas a cada ano. Originada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode atingir qualquer pessoa, e, se não tratada, pode desencadear danos à saúde. Neste artigo, exploraremos os sinais mais comuns, meios de contágio, métodos de detecção e maneiras de combate da doença gonocócica.
Definição da Gonorreia
Essa infecção é uma patologia infecciosa que afeta especialmente as membranas do trato reprodutivo, incluindo canal urinário, cérvix, canal anal e faringe. Mesmo que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear consequências graves.
Principais Sintomas da Gonorreia
As manifestações clínicas da doença podem variar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os indicadores típicos podem ser:
Em Homens:
Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Sensação de queimação ao urinar
Sensibilidade testicular
Irritação no canal urinário
Nas Mulheres:
Secreção vaginal de aspecto incomum
Dor ao urinar
Sangramentos fora do período menstrual
Desconforto na relação sexual
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:
A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo acometer os olhos e o ânus, desencadeando corrimento e prurido.
Formas de Disseminação da Doença
O meio mais comum de contágio se dá através de relações sem proteção, abrangendo diferentes tipos de contato íntimo. mais informações Outro fator relevante, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, provocando conjuntivite neonatal.
Como Identificar a Gonorreia?
A confirmação da infecção é realizado por meio de testes clínicos, como:
Exame de análise urinária: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Análise de material infectado: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Detecção genética da bactéria: método mais preciso para detectar a infecção.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Entretanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é imprescindível cumprir o tratamento corretamente para prevenir reinfecções.